domingo, 30 de dezembro de 2012

Uma voltinha um tanto quanto gustativa.


Olá queridos leitores, sumi por um tempinho, mas não os abandonei. Nesses meses que se passaram, deu tempo de terminar alguns projetos pessoas, descansar, tirar férias, viajar, colher mais material para o blog e aproveitar a vida, que sem dúvidas é o que de melhor temos a fazer!!! Mas, conforme prometido a mim mesma... aqui estou eu, retornando às postagens ainda no ano de 2012. Que 2013 será o melhor ano de minha vida, não tenho dúvida alguma, mas já estava morrendo de saudades de vocês. Então, vamos lá...

Era domingo e o verão italiano estava realmente escaldante. Então, naquele dia após visitarmos o Mercato di Esquilino e almoçarmos Pasta Fredda, resolvemos descançar e sair mais a tarde após a temperatura tornar-se ao menos suportável.

Saímos para dar uma volta de carro pela encantadora Roma e resolvemos jantar fora. Como de costume, Gaetano escolheu o que comeríamos e a cada pedido uma surpresa agradável.

A entrada foi o que chamaram de “Parmesão Frito”, se não me engano, rsrs... um pão de forma regado a leite, recheado de mussarella e parmesão, passado no ovo temperado e frito. O que era aquilo?! Minha boca saliva só de lembrar. Era uma explosão de sabor! A crocância do ovo, a leveza do pão regado a leite e o sabor dos queijos derretidos vazando o “Parmesão”. Comi dois e o resultado foi não aguentar comer 1/3 da pizza de quatro queijos que também estava divina, no entanto, não tão recheada como as pizzas paulistanas. O vinho da noite era Rose e sua suavidade acompanhou muito bem a quantidade de carboidratos que ingeri.

Saindo da Trattoria andamos por ruazinhas estreitas que pareciam becos e vielas, até chegarmos a uma portinha de um lugar cheio, onde as pessoas de maneira italiana, gesticulando e falando alto, tentavam se fazer serem atendidas. Eu não fazia ideia do que se passava, até Gaetano dizer que a Giolitti poderia ser a gelateria mais famosa em Roma, mas que o melhor gelato saia verdadeiramente do local onde estávamos e depois de esperarmos um pouquinho, como de costume Gaetano escolheu nossos sorvetes e eu posso afirmar que o gelato de Zambaione con Cioccolato foi sem dúvidas, uma das melhores sobremesas que comi durante aquela viagem, o amargo do chocolate combinou divinamente com a doçura do zambaione, o degustei até mais devagar com o intutito de prorrogar aquela explosão de sabores em minha boca. Depois do gelato eu sentia que explodiria e qualquer pessoa me confundiria com uma grávida de 3 meses. No entanto, a gustatividade daquele dia não havia terminado.

Voltamos ao carro e atravessamos a cidade para degustar o Maritozzo, um pão de receita única específico de Roma feito com pinhões, uvas passas e laranja cristalizada e recheado com um chantilly leve, o doce lembra muito um sonho. Ainda consegui comer um pão inteiro e o que ao sairmos de casa parecia ser uma voltinha, se tornou uma voltinha um tanto quanto gustativa, como tudo deve ser na Itália. É por essas e outras que eu amo esse país!!!

Até o próximo post.
Saúde, sucesso e sorrisos =)
Gabi

2 comentários:

  1. Gabi, sua mole, no seu lugar teria comido toda a pizza e pedido mais!!!!! Ufa!!!! Finalmente voltou com o blog..Não vá parar de novo :P

    ResponderExcluir
  2. Dúvido que você teria aguentado a pizza, acho que você teria pedido mais Parmesão, isso sim!! ;)

    ResponderExcluir