segunda-feira, 17 de junho de 2013

WWF _ por um planeta vivo.

‘Por um planeta vivo’ é o slogan da WWF (World Wide Fund For Nature), ONG fundada em 11 de setembro de 1961 por um grupo de cientistas na Suiça, onde mantem sede até hoje, com o intuito de minimizar a devastação ambiental. Hoje se tornou uma rede mundial de defesa ao meio ambiente atuando nas áreas de conservação ambiental, investigação e liberação.


O logo da ong é representado por um panda lindinho, pois quando ela foi fundada a China realizava uma campanha de defesa a esses animaizinhos e o zoológico de Londres recebia um panda gigante chamado Chi-Chi, pronto estava definido o logotipo da ONG. Apesar de a imagem do urso panda ser reconhecida a nível mundial e representar os animais em extinção, o animal que representa os animais brasileiros em extinção é o mico-leão-dourado e foi devido a ele que a WWF começou seus trabalhos no Brasil em 1971 patrocinado pelos Estados Unidos, ao longo dos anos Suécia e Reino Unido também patrocinaram pesquisas brasileiras, em 1993 criou-se um escritório em Brasília e em 1996 oficializou-se a WWF-Brasil.

E o que um post sobre a WWF faria no meio de blog de viagem? Bom, vocês que acompanham o blog desde o comecinho devem se lembrar da Sara, minha amiga italiana e também do Gaetano, zio (tio em italiano) dela... Então, o Gaetano trabalha na WWF italiana e em outra reserva florestal em Roma e nos levou para conhecer o seu trabalho. Fiquei impressionada com tudo que vi, ouvi e com a importância que eles dão ao meio ambiente, o pais possui diversas áreas ambientalmente preservadas.


Conhecemos a reserva WWF Oásis do Lago de Burano, na região da Toscana com 430 hectares dos quais 140 são ocupados pelo lago no qual às suas margens os pássaros fazem sua procriação. Um lugar lindo, no qual contemplamos a imensidão, o vento no rosto, a liberdade e o encantamento. Perfeito! Sai de lá me sentindo inteira, revigorada.





 

Hoje a WWF possui sedes em mais de 100 países atuando na defesa e preservação de diferentes causas ligadas ao meio ambiente e suas espécies, combatendo a destruição das florestas, a caça à animais ameaçados, à poluição e o desperdício de recursos naturais, editando livros e revistas que nos conscientizam e ensinam a preservarmos nossa maior riqueza.

Até o próximo post.
Um beijo, um abraço, um sorriso e saudades da Itália.


Gabi***

Nenhum comentário:

Postar um comentário