segunda-feira, 1 de julho de 2013

Baci.


Se a tradução da palavra italiana Bacio é beijo... Bom, não preciso nem dizer que vem coisa boa por aí... rsrs Baci é um bombom italiano, uma avelã, envolta em creme, coberta de chocolate, trazendo consigo uma mensagem de amor.

Tudo começou com um amor proibido... Luísa Spagnoli, confeiteira e esposa de um dos fundadores da empresa Perugina, que inicialmente vendia apenas amêndoas açucaradas, apaixonou-se por Giovanni Buitoni, filho de um dos sócios do marido de Luísa e gerente de inspeção da qualidade. Luisa enviava os bombons que produzia a Giovanni com bilhetes de amor e beijos, o romance foi mantido em segredo até o falecimento de Luísa quando seu amado resolveu homenageá-la com a criação dos bombons Baci, acompanhado de mensagens de amor.

  
Os chocolates Baci, que tem o nome Bacio “beijo” escrito em sua embalagem, surgiram em 1922 e são produzidos pela empresa Perugina, que foi comprada pela Nestlé em 1988, eu não havia nem nascido... rsrs Na Itália possui o slogan Chi ama, Baci e nos Estados Unidos, Say I love you the italian way.

Atualmente, para  bem concorrer com Ferrero Rocher e Hershey’s Kisses, as frases encontradas nos bombons são de Catulo, Kant, Doris Lessing, Prevert, Ovídio, Dante, Proust, Shakespeare, Goethe a até nosso excelentíssimo Fernando Pessoa. Traduzidas do italiano para o inglês, português, espanhol, grego, alemão, francês e espanhol, levando as pessoas nos 90 países nos quais o chocolate é comercializado, a colecionar embalagens amorosas del Baci.


Até o próximo post.
Um beijo, um abraço, um sorriso e saudades da Itália.

Gabi***

Nenhum comentário:

Postar um comentário