quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fontana di Trevi

 Aaaaaaaaaah o Desejo!!! Para a Filosofia o Desejo é uma tensão em direção a um fim considerado por quem o pratica como uma fonte de satisfação. Sim, a primeira coisa em que pensei quando de frente para a maior e mais famosa fonte italiana foi qual desejo eu faria primeiro... e foram quatro. De costas para a fonte, com uma moeda na mão (R$ 1, ninguém disse que precisaria ser € 1... rs) e olhos fechados, de coração fiz à fonte um pedido e de costas mesmo lancei minha moeda à água, pedido a pedido.


Sorriso no rosto e desconsiderando que naquele dia a fonte estava absurdamente cheia de turistas, a temperatura altíssima e a sensação térmica batendo seus records, apreciei aquele monumento / obra de arte criada por Nicola Salvi e inaugurada em 1762, na qual observamos no centro das estátuas de mármore Netuno em lados opostos, ambos com cavalos, um deles rebelde e o outro mais tranquilo, representando às diferentes condições do Mar.
 

O que poucos sabem é que todas as manhãs beem cedinho as moedas são recolhidas e destinadas à caridade, elas sustentam o mercado Empório, que foi construído em Castillo, no qual os desabrigados podem realizar a compra de grátis. Tal ato deixa a Fonte mais bela ainda. A generosidade dos turistas e o romantismo por trás desse costume resultam em uma arrecadação gordinha de aproximadamente 700 mil euros por ano e 1500 euros por dia em baixa temporada. Lindo, não é?!

Até o próximo post.
Saúde, sucesso e sorrisos =)
Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário