Que cristão não gostaria de participar da missa de Corpus Christi, a festa do sacramento da Eucaristia, celebrada pelo Papa Bento XVI em Roma? Creio que não encontrarei unzinho para contar história. O que parecia um sonho inalcançável tornou-se realidade.
Era 23 de junho de 2010, quinta-feira, feriado brasileiro, porém não italiano, meu primeiro dia na Europa, na Itália, em Roma e assistindo a missa de Corpus Christi que aconteceu na Basilica di San Giovanni in Laterano, ou Basílica de São João de Latrão. A missa não é aberta para a população inteira participam apenas o alto clero convidado, cardeais, patriarcas, arcebispos e bispos. A Basílica localizada na Piazza di San Giovanni in Laterano, foi fundada pelo imperador Constantino no século quatro, reformada diversas vezes e tendo sido usada até como residência oficial do papa, isso em 1309. Ela é enorme, tanto internamente quanto em relação à sua altura, muito bonita, contendo muitas estátuas e pinturas de afresco como decoração. O altar papal é um baldaquino gótico que assim como a maioria dos baldaquinos italianos possui uma riqueza de detalhes impressionante.
A missa foi toda celebrada em italiano, claro. Mas, o idioma não é tão difícil de compreender, até porque a missa segue a mesma sequência, então para quem acompanha a missa aqui no Brasil, acompanha nos demais países do mundo também.
A praça estava cheio de fiéis, religiosos, cristãos, turistas e curiosos, mas estava tudo muito lindo. Montaram alguns telões do lado de fora da igreja para que acompanhássemos à missa, distribuíram velas e no momento da Eucaristia nos aproximamos da área limitada para recebermos o corpo de cristo. A duração foi de 2hs, terminando às 21h antes mesmo do por do sol, ah o verão europeu e suas vantagens. Alguns anos atrás eu se quer imaginava que um dia daria início a esse maravilhoso sonho de viajar por diversos países do mundo, e lá estava eu, feliz da vida em outro continente.
Ao final da missa o Papa foi acomodado em seu Papamóvel e calmamente aguardou que todos os convidados esvaziassem a igreja, depois seguiu em procissão pelas ruas de Roma, após acompanhar a missa pelo telão lá estava nossa Santidade sentadinha aguardando, que emoção, eu não pude chegar mais perto ou tocá-lo mas eu sentia uma paz e uma felicidade tão grande que eu já não sabia mais se ela vinha realmente de mim... Amei e super recomendo... Ao pisar em Roma agradeça a Deus e à vossa santidade pela oportunidade.
Até o próximo post.
Saúde, sucesso e sorrisos =)
Gabi
Saúde, sucesso e sorrisos =)
Gabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário