Um pouco da Itália... O país da bota é uma caixinha de surpresa para qualquer viajante. Apesar de ser unificada politicamente preservou a individualidade cultural de cada região, o que explica a variedade de dialetos, a diversidade gastronômica e a infinidade artística a ser explorada.
Localizada no continente europeu, com 58 milhões de habitantes que ocupam uma área de 116320 km², contando as ilhas de Sicília, Sardenha e a capital católica, Cidade do Vaticano, em suas 20 regiões encontra-se uma Itália predominantemente católica com santos e símbolos muito presentes em sua arte.
Independente se o seu gosto é maior pela história, pelo romance, pelas paisagens, pela comida, pela moda ou pelo desenvolvido no design do país, a Itália tem o poder de agradar a cada um.
A Arquitetura italiana possui quase 3000 anos de influências e história, passando desde a arquitetura clássica observada no Arco de Constantino em Roma até a Mole Antonelliana em Turim, representando a arquitetura do século XIX.
Quando o assunto é música a Ópera em destaque desde o século 17 é representada por grandes nomes como Antonio Vivaldi, Guiseppe Verdi e Luciano Pavarotti, além dos cantores de música popular italiana como Laura Pausini e Tiziano Ferro.
Grandes cientistas, inventores, exploradores e escritores italianos fizeram história e ficaram conhecidos no mundo inteiro como Galileu, que buscou redescobrir o universo; Cristóvão Colombo, que apesar de ter saído da Espanha rumo às “Índias”, nasceu em Gênova na Itália; Enrico Fermi, físico responsável pela primeira reação nuclear em cadeia controlada; Marco Polo; Arquimedes; Leonardo da Vinci; Américo Vespúcio; Carlo Collodi, escritor de Pinóquio; Umberto Eco, escritor de O Nome da Rosa entre outros.
O design italiano foi muito bem-sucedido ao aplicar a modernidade a objetos do dia a dia que vão desde talheres, utensílios de cozinha, como a cafeteira Moka que criada em 1930 e sinônimo de sucesso ainda hoje, passando por móveis, pelas massas até os automóveis Pininfarina da Ferrari e Fiat 500.
Não poderia deixar de mencionar a moda italiana tendo Milão como capital mundial e as marcas Giorgio Armani, famosa pela adaptação de itens clássicos ao moderno e elegante; Prada, com seu design minimalista; Dolce & Gabbana, com o seu glamour e Gucci, com sua elegância, além de regiões como Florença que são famosas pela produção artesanal de acessórios da moda, como bolsas, sapatos e jóias.
E a gastronomia? Bom, como li em um livro uma vez, sobre a gastronomia italiana poderia escrever-se um tratado. Entre massas, risotos e sorvetes. O país também é famosos por seus queijos, como parmigiano reggiano e o pecorino romano, por seus vinhos e vinícolas, pelos embutidos como o presunto de Parma, pelos azeites e manteigas e principalmente pelo ritual que é uma refeição na Itália, é mais do que simplesmente alimentar o corpo, é alimentar a alma, é um momento de união, apreciação e partilha.
Bem-vindo a esse país encantador. Aprecie e até o próximo post.
Saúde, sucesso e sorrisos =D
Gabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário